quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Super Granola.

Hoje pela manhã postei no Instagram e Facebook um potão de granola que fiz estes dias em casa.  Ficou realmente uma delícia e foi super fácil de preparar.

A unica dificuldade que encontrei com essa receita foi encontrar alguns dos ingredientes que não tinha no supermercado (na primeira vez queria fazer o mais próxima possível da receita), mas também não foi tão difícil assim uma vez que hoje existem lojas de produtos naturais espalhadas pela cidade toda. De qualquer maneira não é a falta de um ou dois dos ingredientes que vai estragar sua receita, uma vez que ela tem uma grande variedade de grãos e sementes.

Tirei a receita do livro do Jamie Oliver que ganhei de Natal do Marido Noel, 15 Minutos (estou in love com o livro!!) e aí está ela..



Ingredientes:
- 100g de nozes sem cascas;
- 100g de pistaches sem cascas;
- 100g de semente de abóbora;
- 100g de semente de girassol;
- 100g de semente de gergelim;
- 100g de castanha do pará;
- 500g de aveia em flocos;
- 40g de coco ralado seco;
- 1 colher de chá de canela em pó;
- 75g de uva passa (a receita pedia cereja seca)
- 250g de damasco seco picado.

Passei pelo processador de alimentos os grãos e sementes. Como gosto de uns pedaços maiores deixei parte bem picadinha e parte mais grossa. Depois misture tudo isso com a aveia, o coco a canela e as frutas secas.

Ele dá duas opções para tostar a mistura antes de comer. Uma delas, que foi a que eu escolhi, é cada vez que for comer colocar a porção  em  uma frigideira seca por cerca de 3 minutos até ela dourar - depois é só comer junto com seu acompanhamento de preferencia (ou pura!). Eu coloquei mel e iogurte natural e a granola quentinha caiu tão gostoso!!

A outra proposta do livro é colocar toda a mistura em algumas formas, tostar no forno de uma só vez (desse modo misture as frutas secas só após a tostagem) e guardar tudo já prontinho..

O livro diz que a receita dura meses se bem armazenada e é bom durar mesmo porque a quantidade é bem grande. Não sei ao certo quanto dura mas acho que vale testar.

Boa sorte pra vcs e quem fizer me conta!! :)


Depois de misturada.

 
No pote pra guardar.

Eu achei que ficou tão gostosa que pode até ser um presentinho legal se colocada num potinho bonitinho, não?

E acho que nunca mais vou conseguir comer granola de saquinho outra vez!!

Um comentário:

Anônimo disse...

OBa, deve ter ficado ótima.Quero experimentar.Sexta vou pegar um potinho,ok?As crianças provaram?
bjks Tia Cris