sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O quartinho de brinquedos..

Uma das grandes vantagens de morar em casa com espaço é poder ter um quartinho pra guardar todos os (muitos!) brinquedos das crianças e onde eles possam ficar confortáveis e a vontade brincando. Este foi o primeiro cômodo em que comecei a pensar quando fechamos a mudança pra casa no ano passado e foi o primeiro a ficar pronto (depois dele só o hall de entrada foi finalizado há cerca de 15 dias - nos mudamos em abril de 2011 - Abafa!).

Eu queria um ambiente alegre e prático, com muito espaço pra guardar as coisas e um piso gostoso de pisar e fácil de limpar. Usamos um laranjão em uma das paredes que é uma das cores do mapa que trouxemos de uma viagem no ano passado que é o centro das atenções, o piso é de EVA (compramos placas azul escuras aqui na medida de 1,0 por 1,0 metro e recortei com estilete nas medidas que queria) e para (tentar) organizar os brinquedos usamos caixas de plástico e esses cestos removíveis aramados que ficaram incríveis na parede (daqui).. A idéia veio desse post do blog Dcoração (que vale a pena ser lido sempre porque tem coisas lindas pra inspirar!!). Também coloquei uma TV com DVD pra distração esporádica, mas fiz questão de deixar a TV a cabo longe dali..

O ambiente ficou assim:

Ainda quero tirar uma foto melhor do ambiente..

Quero mostrar isso pra vcs já faz tempo, desde que o quartinho ficou pronto, mas aproveito a motivação da semana da organização do Mamatraca que traz dicas incríveis de como manter as coisas em ordem na rotina e dentro de casas com crianças, pra falar do assunto. Inclusive tem vídeo meu na Colcha de Retalhos de hoje, espia lá.. Eu sou a pessoinha cercada de brinquedos por todos os lados (com a participação especial do Marcos  fofo escalando as coisas).

A idéia original da cabeça da mãe aqui para esse local era manter os brinquedos super organizados, separados por categorias e o ambiente bem arrumadinho.. Não preciso dizer que não rolou né.. 

As crianças tem um prazer e uma vontade infindável de espalhar e misturar tudo (que delicia!) e eu estava sempre catando e separando as coisas, tanto que me vi num certo momento mais preocupada em organizar  do que em aproveitar a alegria do quartinho e brincar a valer com meus pequenos. 

É claro que ainda tento manter a decência no ambiente mas hoje a bagunça ali é bem mais liberada e acabada a brincadeira todo mundo guarda tudo misturado mesmo e do jeito que os dois anos e meio das crianças permitem (a bola pode morar com o Buzz na mesma caixa sim, é daí??) e a gente segue assim na nossa baguncinha..

O problema maior entretanto segue sendo a quantidade de brinquedos que as crianças tem e não param de ganhar e na dificuldade em praticar o desapego, mas isso já é assunto (e dos longos) pra outro dia..

4 comentários:

Ana disse...

Nossa ficou lindo!!
Parabéns!
Eu tb tenho que fazer o processo do desapego com o Lucas por falta de espaço.
Beijos!

Roberta "Mimi" disse...

Oi Mõnica, ficou super original e alegre.
Também sonho com uma casa (em condomínio fechado, não abro mão), e sei que esse dia vai chegar.
Os meus também tem essa mesa e os tapetes de EVA foram comprados no mesmo lugar.
Quanto ao desapego, precisa começar por você. Os meus tem muitos brinquedos também, mas eu penso que se entram brinquedos (ou roupas, seja o que for), também tem que sair, tem muita gente precisando - no Natal foi assim, pois eles SÓ ganharam brinquedos.
Beijoca e boa semana,
Roberta, mãe dos gêmeos Rute e Miguel

Anônimo disse...

MÔ, aos poucos eles vão desapegando, a medidas q vão crescendo,tente não ficar aflita com isso ,faz parte da infancia e do crescimento e também da vida de cada um.,Sempre queremos estar com aquilo que nos traz segurança e conforto fisico e mental por perto.Só desapegamos quando trocamos essa segurança e conforto para outros objetos ou pessoas.
E o quartinho é uma farra, é o local de farra deles, nenhuma casa que parece uma loja é legal, a casa tem q ter vida, um pouco de bagunça é fundamental.
bjks Tia Cris

Mônica disse...

Ai Cris, eu queria que minha casa fosse super organizada como uma loja sim! Hahahaha..
Bjs